O inicio do Rock n' Roll e do Rockabilly

Por onde começar .. Existem tantos temas que quero partilhar que acabo por me perder na miscelânea de ideias na minha cabeça.
Começarei por partilhar um pouco da história do rock n' roll e alguns dos artistas do rock n' roll.


O rock and roll surgiu nos subúrbios dos Estados Unidos no final dos anos 1940 e início da década de 1950 e rapidamente se espalhou para o resto do mundo.
No começo o novo estilo rock sofreu várias críticas negativas e algumas positivas em que muitas pessoas  diziam que o novo rock, incentivava ao satanismo. 
As suas origens remontam a uma mistura entre blues e country, mas com influencia de vários géneros musicais com o rhythm and blues.
A década de 1950 assistiu ao crescimento da popularidade da guitarra elétrica e o desenvolvimento de um estilo de rock and roll especificamente tocado por expoentes tais como Berry, Link Wray e Scotty Moore. Existem ainda algumas controvérsias no que toca à qual deveria ser considerada a primeira gravação rock & roll, e uma forte candidata é "Rocket 88", de Jackie Brenston e os Delta Cats, gravada e lançada pela Sun Records de Sam Philips em 1951. 
Foi  em 1951, na cidade de Cleveland (no Estado do Ohio), que Alan Freed começou a tocar a mistura de bluescountry e rhythm and blues para uma plateia multi-racial e a ele é creditado a primeira utilização da expressão "rock and roll" para descrever a música.
Quatro anos depois, em 1955"Rock Around the Clock" de Bill Haley tornou-se a primeira canção de rock and roll a chegar ao topo de vendas. Mas existe uma outra versão em que dizem que foi a música "That's All Right (Mama)", de 1954, o primeiro single de Elvis Presley (com Scotty Moore na guitarra e Bill Black no baixo) para a Sun Records em Memphis o primeiro registro de rock and roll na história e a criação do som "rockabilly" característico da Sun Records. 
O termo " rockabilly" é uma junção de duas palavras - o "rock" de rock n' roll e de "Hillbilly", que tem como referência a música country. Estes dois estilos contribuiram fortemente para o seu desenvolvimento, assim como as influências de western swingboogie woogie, e rhythm and blues.
Alguns dos artistas destes dois movimentos são :  Chuck BerryBo DiddleyFats DominoLittle RichardJerry Lee Lewis, Carl Perkins, Eddie Cochran, Bill Haley & The Comets, The Everly Brothers, Gene Vincent, Wanda Jackson, Janis Martin, Buddy Holly,  Sonny BurgessCharlie Feathers, Johnny Cash, Billy Lee Riley, e a lista continua.

      Elvis Presley
Gene Vincent
    Billy Lee Riley
  Carl Perkins
      Charlie Feathers 
Johnny Cash

Sem comentários:

Enviar um comentário